Daniel Santiago Chaves Ribeiro é graduado (História, 2007), mestre (2010) e doutor (2014) em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas áreas de expertise e interesse são voltadas para estudos em Estudos da Contemporaneidade, com ênfase em questões tecnológicas de inovação e seu consequente impacto em estratégias globais e locais para o Desenvolvimento Regional. Atualmente estuda questões ligadas a Cenários Futuros, Riscos e Incertezas, Diversidade e Alteridades.
Foi Secretário Adjunto de Inovação do município de Santana, no Amapá, entre 2022 e 2024, contribuindo decisivamente para a criação das Leis Municipais de Inovação para o Empreendedorismo, de Antenas (5G) e Desburocratização e Liberdade Econômica. Além disso, contribuiu na construção do Plano de Contingência da Defesa Civil Municipal.
Regularmente participa de discussões públicas sobre assuntos de políticas públicas, eventos de impacto em conjuntura e inovação tecnológica, tendo sido articulista convidado da GloboNews (2008-2012), da rádio CBN (2018) e na Diário FM de Macapá (desde 2018) no programa Café com Notícia.
Desde 2012 atua como docente na Universidade Federal do Amapá (Unifap) dos cursos de graduação em História. Possui também atuação diversa em programas de pós-graduação (Mestrado Profissional em História, 2015-16, Mestrado Profissional em Estudos de Fronteira, 2017-2018 e Mestrados em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação PROFNIT entre 2018-2021) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGMDR) na Unifap (2015-2022). Foi professor visitante (2024) na Universidade Lusófona de Lisboa, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CES e CEGOT), com foco em relações sul-sul (2016-2017). Recebeu em 2017 a Láurea João Florentino Meira de Vasconcelos de Inovação, da Academia Nacional de Farmácia por atividades no desenvolvimento da instituição enquanto diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Amapá.
Outras experiências passadas e mais específicas poderão ser conhecidas aqui, neste link do meu Curriculum Vitae.